sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ergonomia, Horácio!

Acabo de notar que a tela do computador em que escrevo está assentada sobre uma pilha de livros. Não fui quem que os colocou ali, de modo que só posso especular sobre as intenções de quem o fez.

A motivação principal é, provavelmente, ergonômica: trata-se de, com os livros, elevar a tela até a altura dos olhos do usuário.

Mas isso talvez não explique tudo. Os livros, é preciso acrescentar, são, a rigor, sucessivas edições de uma revista especializada, a Letras Hoje, da PUC do Rio Grande do Sul. Suas capas são todas da mesma cor — verde — e seguem a mesma padronagem. Tudo isso me leva a concluir que a escolha dos volumes foi orientada por um critério estético.

O terceiro motivo, suponho, é epistemológico.

Um comentário:

  1. É interessante notar uma mudança num dos cernes da organização da vida lattes. Os congressos pagos antes tinham diferentes preços de acordo com a titulação - uma política de acesso aos alunos, evidentemente, um pouco mais necessitados do que os professores. Agora os congressos passaram para um novo nicho de mercado lattes, cobram taxas distintas daqueles que vão ou não apresentar trabalhos acadêmicos lattes.

    ResponderExcluir